Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10782/623

Title: Perspectivas acerca da gestão das pessoas no contexto da reforma da administração pública - análise de dois ministérios
Authors: Alexandre, Helena
Silva, Matilde Gago da
Keywords: Gestão das pessoas
Personnel management
Reforma da administração pública
Public administration reform
Issue Date: 2007
Abstract: A reforma das administrações públicas, que teve início sobretudo nos anos setenta do século XX , permanece como uma intenção de todos os governos, inclusive o de Portugal. As suas duas grandes directrizes traduzem-se, essencialmente, na transformação de um Estado predominantemente administrativo num Estado predominantemente managerial (gestionário) e na orientação para o cidadão/ã numa óptica de transparência, ética, simplificação, celeridade e garantia de qualidade. A perspectiva gestionária da administração entende a gestão das pessoas como estratégica, sendo estas o principal “motor” da reformas. A administração Portuguesa assume estas as orientações encontrando-se, presentemente, numa fase de racionalização de estruturas e de implementação de metodologia de avaliação de desempenho integrada. A análise das Leis Orgânicas “pós-PRACE” dos Ministérios da Finanças e Administração Pública e Agricultura leva todavia à constatação de que as atribuições e posicionamentos das unidades orgânicas responsáveis pela gestão de pessoas não traduzem na prática, efectivamente, esta perspectiva.
Description: Comunicação apresentada no 5º Congresso Nacional de Administração Pública, em Lisboa de 29 a 30 de Outubro de 2007.
URI: http://hdl.handle.net/10782/623
Appears in Collections:C6 - Apresentações / Comunicações
A2 - Apresentações / Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Perspectivas acerca da gestao pessoas.pdfComunicação99.6 kBAdobe PDFView/Open
Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 
© 2011 INA - Instituto Nacional de Administração, I.P.
    Departamento de Documentação e Difusão do Conhecimento
    Repositório de Administração Pública
    Os menus e textos foram escritos ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico
ina.pt | INA editora | Feedback