Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10782/605

Title: Novos instrumentos de gestão para a profissionalização da administração pública : a avaliação de desempenho
Authors: Rodrigues, Miguel
Keywords: Avaliação do desempenho
Performance evaluation
Instrumentos de gestão
Management tools
Profissionalização
Profissionalization
Administração pública
Public administration
Issue Date: 2008
Abstract: As sociedades contemporâneas têm vindo a exercer uma pressão cada vez maior sobre o Estado e, em particular, sobre o sector público administrativo no sentido de modernizar a sua gestão, o que implica quase sempre a questão da profissionalização da Administração Pública. Se, em alguns casos, este processo de mudança é reflexo de efectivas alterações formais nos domínios institucional, regimental ou estatutário, noutros casos, o processo é induzido pela introdução de novos instrumentos de gestão que levam dirigentes e funcionários a desenvolver e adoptar novos comportamentos e competências. O novo modelo de avaliação do desempenho na Administração Pública Portuguesa é disso exemplo, já que o impacto que tem vindo a ter nas organizações públicas ultrapassa muitas vezes o simples âmbito de avaliar desempenhos. Embora a precipitação com que o modelo foi implementado, aliada à falta duma estratégia integrada e duma adequada preparação de avaliadores e avaliados, possa ter constituído factor perturbador da sua aplicação, houve casos que resultaram na aquisição, apreensão e aplicação de novas metodologias, novas competências e novos instrumentos. Por outro lado, tem-se tornado cada vez mais evidente uma mudança comportamental, à medida que o sistema é implementado e, sobretudo, apreendido. Embora nem sempre essa mudança seja positiva, a verdade é que um novo modo de olhar o trabalho tem emergido. Este processo de adaptação constitui uma aproximação informal a um modelo de gestão mais profissionalizado, podendo mesmo ser encarado como um verdadeiro processo de mudança cultural. Assim, julgamos estar perante uma situação em que a administração pública se aproxima de um modelo de gestão mais profissionalizado, tanto em termos comportamentais como metodológicos, sem que tal corresponda a uma efectiva alteração estatutária ou institucional, mas que é, isso sim, induzida pela implementação de novos instrumentos de organização e gestão do trabalho.
Description: Comunicação apresentada no XIII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, em Buenos Aires, Argentina, de 4 a 7 de Novembro de 2008.
URI: http://hdl.handle.net/10782/605
Appears in Collections:C6 - Apresentações / Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Novos instrumentos de gestão para a profissionalização da A.P(1).pptxApresentação114.06 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
Novos instrumentos de gestão para a profissionalização da A.P.pdfComunicação121.85 kBAdobe PDFView/Open
Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 
© 2011 INA - Instituto Nacional de Administração, I.P.
    Departamento de Documentação e Difusão do Conhecimento
    Repositório de Administração Pública
    Os menus e textos foram escritos ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico
ina.pt | INA editora | Feedback